Controladores – Acordo de Acionistas

Nossos dois acionistas controladores diretos, a Interbrew International B.V. (“IIBV”) e a AmBrew S.A. (“AmBrew”), ambas subsidiárias da Anheuser-Busch InBev (“AB InBev”), juntamente com a Fundação Antonio e Helena Zerrenner Instituição Nacional de Beneficência (“Fundação Zerrener”), detinham em conjunto 71,5% da totalidade do nosso capital social votante (excluindo-se ações em tesouraria) em 31 de dezembro de 2013.

A AB InBev é uma companhia aberta com sede em Leuven, Bélgica. É a cervejaria líder global e uma das cinco maiores companhias de bens de consumo do mundo. Segue website da AB InBev para mais informações: http://www.ab-inbev.com

A Fundação Zerrener tem como missão prestar prioritariamente assistência médica, hospitalar e educacional a empregados e dependentes de sua patrocinadora – inicialmente a Companhia Antarctica Paulista e, a partir de 1999, a Ambev e suas controladas com sede e operação no Brasil. A Fundação atua neste sentido desde setembro de 1936, com o apoio do patrimônio deixado pelo casal Helena Mathilde Ida Emma Zerrenner e João Carlos Antonio Frederico Zerrenner, este um dos fundadores da antiga Companhia Antarctica Paulista, sucedida pela Ambev.

A AB InBev atualmente detém indiretamente ações da nossa empresa que representam 61,8% da totalidade do nosso capital social votante (excluindo-se ações em tesouraria). Dessa forma, a AB InBev tem controle sobre a Ambev, embora (1) a AB InBev ainda esteja sujeita ao acordo de acionistas da Ambev firmado entre a IIBV, a AmBrew e a Fundação Zerrener, datado de 16 de abril de 2013 (“Acordo de Acionistas da Ambev”); e (2) a AB InBev seja controlada conjuntamente pelos Srs. Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto da Veiga Sicupira (“Grupo BRC”), e pelas famílias fundadoras que eram os ex-acionistas controladores da Interbrew N.V./S.A. (como a AB InBev era denominada à época) (“Famílias Fundadoras da Interbrew”).

As partes do Acordo de Acionistas da Ambev são IIBV e AmBrew, que representam a participação indireta da AB InBev na Ambev, e Fundação Zerrener, bem como a Ambev, como parte interveniente, e AB InBev, como interveniente terceiro beneficiário. O Acordo de Acionistas da Ambev rege, dentre outros, o exercício do voto decorrente da titularidade das ações ordinárias da Ambev sujeitas ao acordo e o exercício do voto pela Ambev das ações de suas controladas.

O antigo acordo de acionistas da Ambev esteve vigente até, e incluindo, 1º de julho de 2019, e foi substituído por um novo acordo de acionistas, o Acordo de Acionistas da Ambev, que entrou em vigor em 2 de julho de 2019, considerando que a Fundação Zerrener é titular de pelo menos 1.501.432.405 ações ordinárias da Ambev.

Clique aqui para acessar o documento vigente até 1º de julho de 2019.

Clique aqui para acessar o documento que entrou em vigor em 2 de julho de 2019.